Outubro Rosa – Historia e Auto exame

0 Comment

O Outubro Rosa simboliza a luta contra o câncer de mama, o tipo que mais acomete mulheres, e visa mobilizar diversas instituições. O movimento popular internacional tem sua origem ligada aos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama ou mamografia no mês de outubro e, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês tornou-se oficial na prevenção da doença.

Outubro Rosa -Historia e Auto exame

Imagem: Associação Paulista de Supermercados (APAS)

A história do Outubro Rosa nos remete à última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Desde então, a corrida é promovida anualmente na cidade.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, sendo, assim, denominado “Outubro Rosa”. Todas as ações eram – e ainda são – direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, sendo que, a fim de sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam com os laços na cor rosa, principalmente nos locais públicos. Adiante, surgiram outras iniciativas focadas no Movimento, como a ideia de iluminar de rosa os monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros, como utilizar peças de roupa cor de rosa durante o mês.

Objetivo
Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Aqui estão reunidas desde as primeiras iniciativas, até as que atualmente manifestam-se no mundo.

O objetivo deste site é divulgar, de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas nuances, monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

Ninguém é dono desta iniciativa. Simplesmente desejamos contar a história como ela é, respeitando aqueles que, muitas vezes de modo anônimo, prestaram a sua homenagem e manifestaram seu acolhimento à causa

Autoexame
É muito importante que as mulheres, uma vez por mês, façam o autoexame da mama. O autoexame é uma medida importante para identificar nódulos de um possível câncer de mama. Esse procedimento é preventivo e deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual.

É essencial estar atenta a alterações como retração da pele ou do mamilo, inchaços, assimetria, avermelhamento, secreção com sangue e gânglios que surgem nas axilas, crescentes ou não.

O autoexame não deve ser o único método preventivo, já que o câncer de mama pode ser imperceptível ao toque. Por isso, é indicado visitar anualmente o ginecologista e/ou mastologista para fazer os exames necessários, como a mamografia, ultrassonografia mamária e ressonância magnética.

Como fazer o autoexame da mama

Outubro Rosa -Historia e Auto exame

Imagem: Clinica da Mama

Para realizar o autoexame da mama é importante fazer a avaliação em frente ao espelho, em pé ou deitada:

Frente ao espelho
Deve-se ficar nua em frente ao espelho e observar o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades.

Primeiro, deixar os braços para baixo, depois levantar os braços e observar as mamas; por fim, coloque as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama.

Autoexame em pé
Em pé, o melhor momento é quando a mulher está no banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas.

Levante o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça e apalpe cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita com movimentos circulares. Repita este passo para a mama do lado direito.

Ao se apalpar é necessário que a mulher faça com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois pressiona-se os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido

Autoexame deitada
Para fazer o autoexame deitada é preciso deitar e colocar o braço esquerdo na nuca, colocando uma almofada ou toalha debaixo do ombro esquerdo para ficar mais elevado e mais confortável. Apalpe a mama esquerda com a mão direita e depois faça o mesmo procedimento com a direita.

É imprescindivel manter os exames em dia, na dúvida fale com o profissional de sua confiança, não hesite em procurar um médico. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maior a chance de ter um tratamento com sucesso.
Beijos e se cuidem

Crédito: Outubro Rosa, APAS e Clinica da Mama

0 Comments

    Comente! Adoro sua participação!

    error: Cópia é crime!