26 dicas para usar vinagre na limpeza da casa

1 Comment

Vinagre é um tipo esponja de aço “mil e uma utilidades” e pode ajudar muito na limpeza da casa. Não tem necessidades de ter vários produtos de limpeza em casa, basta usar de forma correta e você terá a casa limpa e desinfectada sempre. Confira 26 dicas para usar vinagre na limpeza da casa e economizar muito na compra de produtos de limpeza.

1. Remover cola de adesivo aplique um pouco de vinagre puro por cima e deixe agir pór 10 minutos, limpe com pano úmido e seque normalmente.
2. Eliminar o mau odor para eliminar maus cheiros de um quarto ou de um armário, deixe uma vasilha aberta com vinagre durante a noite no ambiente. Quanto maior o diâmetro da vasilha, melhor.
3. Remover manchas de tapetes e colchões seque bem área manchada e aplique uma de (50 ml de água + 50 ml de vinagre, use o borrifador), deixe agir por cerca de 2 minutos, seque em seguida. Não funciona com manchas com manchas de tinta, sangue e sorvete. Se a mancha persistir aplique mais vezes até que ela saia de vez.

26 dicas para usar vinagre na limpeza da casa 74. Remover manchas difíceis use a mistura de (1 colher (chá) de vinagre, 1 colher (chá) de detergente, 1 xícara de água morna), aplique no local e deixe agir por 2 minutos e seque em seguida.
5. Limpar janela basta usar a mistura (50 ml de água + 50 ml de vinagre, use o borrifador) seque com uma folha de jornal ou um pano que não solte fiapos.
6. Polir prata, cobre ou bronze, objetos vão ficar com brilho. Use a mistura (1 colher (chá) de sal, 1 xícara de vinagre, adicione farinha de trigo até formar uma pasta (1/4 de xícara mais ou menos), aplique no metal e deixe descansar por pelo menos 15 minutos. Enxágue, e esfregue com um pano macio para dar polimento.
7. Limpar o piso, aqueles pisos que não precisam usar cera podem ser limpos facilmente com vinagre. Use a mistura de (1 xícara de vinagre e 5 litros de água), resultado é uma superfície brilhante.

26 dicas para usar vinagre na limpeza da casa 2
8. Limpar e desentupir ralos, basta jogar bicarbonato de sódio no ralo e despejar o vinagre por cima uma caneca de água quente. Você limpa, desentope e desinfeta, eliminando a gordura que fica acumulada ali com o tempo. Faça a limpeza a cada 6 meses ou quando sentir necessidade.
9. Tirar manchas do vaso sanitário e até mesmo no chão, com o uso diário, vai criando uma película de gordura e o piso fica meio escuro. Com auxilio de um borrifador, aplique vinagre puro no vaso ou piso e deixe agir por 15 minutos. Depois retire o excesso com água.
10. Eliminar o mofo, aplique vinagre puro nas paredes, no box ou blindex, rejuntes, cortinas, ele facilita a dissolver a gordura.

26 dicas para usar vinagre na limpeza da casa 4
11. Eliminar as formigas, nada de stress, basta borrifar vinagre puro nos batentes das portas, janelas, pia (desde que não seja de mármore e granito) e nos cantinhos onde elas costumam aparecer.
12. Eliminar cheiro ruim da pia, basta colocar uma xícara de vinagre no ralo e pronto. Aplique sempre que necessário.
13. Eliminar cheiro ruim das mãos, como alho, cebola e peixe, lave as mãos com um pouco de vinagre. Adeus cheiro.
14. Higienizar e limpar a tabua de carne, aplique o vinagre puro e deixe agir por 3 minutos, limpar e tirar toda gordura.
15. Eliminar cheiro em potes de plásticos use um pouco de vinagre e deixe agir por 30 minutos com a vasilha tampada, depois enxague normalmente.
16. Eliminar cheiro de queimado das comidas (bolo, feijão, etc) na cozinha, basta ferver água com um pouco de vinagre.
17. Limpar eletrodomésticos, eficiente para remover gorduras da geladeira, microondas, coifa, fogão e tudo o que for metálico sua cozinha. Aplique puro com um pano.
18. Limpar interior do microondas, misture em uma vasilha 2 colheres (sopa) de vinagre e uma xícara de água. Aqueça por 4 minutos, e mantenha fechado por mais 5 minutos. Além de tirar o mau cheiro vai facilitar a limpeza de restos grudados nas paredes.

26 dicas para usar vinagre na limpeza da casa 3
19. Limpar a máquina de lavar, para eliminar gordura e resíduos de sabão, basta deixa fazer o ciclo de lavagem com 1 copo de vinagre.
20. Na lavagem de roupas, ele evita que as roupas soltem tinta, coloque as peças que desbotam de molho com um pouco de vinagre antes da lavagem.
21. Remover manchas difíceis das roupas como: café, chocolate, ketchup, geléia, cola e até mesmo vinho são algumas delas. Para aplicar, umedeça a mancha com vinagre morno, esfregue com cuidado e depois lave. Se for preciso repita a operação até sumir por completo.
22. Roupas brancas mais brancas ainda, adicione meia xícara de vinagre ao amaciante na hora do enxague, não fica cheiro.
23. Eliminar mofo nas roupas e acessórios de couro, passe vinagre com auxilio de algodão.
24. Para amaciar roupas, principalmente toalhas de banho, use 100 ml de vinagre para cada 5K de roupas.

26 dicas para usar vinagre na limpeza da casa 5
25. Limpar, lavar e higienizar cantinho e acessórios do seu animal de estimação, não agride a saúde do seu pet.
26. Desinfetar e higienizar seu animal de estimação, quando percebe que o pet esta se coçando muito, pegue um algodão umedeça com água morna e vinagre e passe em locais como atrás da orelha e regiões que não são sensíveis como olhos, nariz e partes intimas. Ajuda a remover à oleosidade e miniza a coceira. Caso não passe, procure o veterinário de sua confiança.

Gostou das dicas? Tem alguma para acrescentar? Compartilhe.

Imagens do pinterest

1 Comments
  • Patricia Gentil

    Responder

    Excelente artigo, inteligente e muito bem escrito.Produtos químicos muitas vezes são na
    verdade desnecessários. Adorei! – Patty

Comente! Adoro sua participação!

error: Cópia é crime!