4 Dicas para limpeza ferro de passar roupas

0 Comment

Limpeza do ferro de passar roupas

Como anda a limpeza do ferro de passar roupas da sua casa? Você faz regularmente ou só quando ele começa a grudar nas roupas?

Assim como os demais eletroportáteis e eletrodomésticos, o ferro de passar roupas também requer atenção e cuidados para um bom funcionamento. É preciso limpar a chapa (sapata) e também as saídas de vapor, pois com o tempo vão acumulando pó e pelos que podem danificar tanto o ferro como suas roupas também.

A limpeza pode ser feita com produtos específicos como o Limpa Ferros da Mon Bijou ou com produtos de uso diário que você deve ter em casa, como: vinagre, sal, bicarbonato de sódio e detergente. Vou compartilhar com você 4 Dicas para limpeza ferro de passar roupas, confira o passo a passo.

1) Usando vinagre e sal

Numa panela misture partes iguais de vinagre e sal (usei 1 xícara (café) de cada item), leve ao fogo e misture bem até que o sal dissolva. Tire do fogo antes que o vinagre abra fervura.

Proteja com um tecido ou toalha a superfície em que vai usar, para apoiar o ferro e evitar que o vinagre danifique o móvel ou mármore.

Com a mão protegida por luva (de preferência emborrachada, para evitar queimaduras) mergulhe um pano limpo ou esponja de cozinha, escova ( caso o ferro esteja muito sujo) na mistura e passe por toda a chapa do ferro.

Passe um pano úmido para retirar o excesso, depois um seco e aguarde uns 5 minutos antes de liga lo. Depois basta aperta o botão para sair o vapor e tirar algum resíduo que ficar.

2) Usando bicarbonato de sódio com água

Coloque numa tigela  1 colher (sopa) de água e 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio. Misture os dois ingredientes até formar uma pasta. Com auxilio de um cotonete passe por toda chapa do ferro e nas saídas de vapor. Caso esteja muito sujo, use um pano para ter mais resultado na limpeza.

Aperte o botão que sai o vapor, para que não fique nenhum resíduo ou água parado nas saídas.

Jamais use objetos pontiagudos como, clipes ou metal, pois poderá riscar seu ferro.

Encha o dispense de água, ligue o ferro na temperatura mais alta e passe por alguns minutos em cima de um tecido, a água limpa vai remover alguns minerais restantes.

Descarte a água que sobrar na pia e deixe o ferro descansar. Mas evite deixar me superfícies como moveis e mármore, pois pode escorrer alguns restos pelas saídas de vapor.

3) Usando detergente e água morna ou creme dental

 

Numa tigela coloque 1 xícara (café) de água morna e 1 colher (café) de detergente. Misture e com um pano passe por toda chapa do ferro.

Com um pano úmido de água, tire o excesso da mistura e deixe ele secar.

Se usar o creme dental, o recomendado é o branco não o em gel. Use como base a quantidade do tamanho de uma moeda de 25 centavos. Espalhe bem por toda chapa com auxilio de um pano. Espalhe bem para que não sobre nada dela, se ficar resíduos, poderá manchar as roupas.

Encha o reservatório do ferro com água, coloque na temperatura mais alta  passe num tecido por alguns minutos. A água limpa vai remover toda pasta que ficar nas saídas de vapor.

Despeje a água que sobrar na pia e deixe o ferro secar.

4) Limpando as saídas de vapor

Use medidas iguais de vinagre e água, coloque dentro do reservatório, apenas até a metade. Ligue o ferro na temperatura mais alta, vire ele contra um tecido  e aperte o vapor. Verá que resíduos e sujeiras vão sair, o vinagre evapora, e o processo leva até 10 minutos.

Encha o reservatório totalmente com água, ligue o vapor e deixe a água sair totalmente. Seque o ferro com um pano. Com auxilio de cotonete, passe em todas as saídas garantido que esteja limpo e seco.

Limpa Ferros

Se optar por usar o limpa ferros, basta seguir corretamente as instruções que vem no verso da embalagem.

Evite passar objetos pontiagudos ou de metal, eles podem danificar as saídas e se o ferro tiver o sistema ültragliss poderá perder a eficiência.

Leia as instruções do fabricante antes de tentar essas dicas, pois alguns modelos necessitam de produtos específicos devido sua construção.

E você tem alguma dica para acrescentar? Compartilhe.

Crédito imagens pinterest

0 Comments

    Comente! Adoro sua participação!

    error: Cópia é crime!