8 Dicas para uma CASA SEM BAGUNÇA

0 Comment

Casa sem bagunça! Saiba como dar fim ao caos e organizar cada cômodo

Organizar a casa é um desafio constante: itens de utilidade diária, como chaves, documentos, bolsas, mochilas, sapatos – e até mesmo roupas – podem ficar espalhados devido ao uso frequente. O problema é que, fora do lugar, costumam gerar a sensação de “caos doméstico” e, muitas vezes, tornam sua busca ainda mais difícil, já que você nunca sabe onde está cada coisa.

Pensando nisso, a MetroFit, empresa de guarda móveis e soluções de autoarmazenamento, em parceria com a  Kiiro, especialista em organização, desenvolveram algumas dicas sobre como manter cada cômodo da casa funcionalmente organizado. Confira:

Banheiros

Para facilitar a rotina e as atividades de higiene diárias, reúna grupos de produtos conforme seus usos em pequenos cestos. Separe os produtos pelas categorias “Rosto”, “Corpo” e “Cabelos”.

“Se os gabinetes armazenarem itens de estoque, como sabonetes, escovas e pasta de dentes, por exemplo, forme fileiras, priorizando aqueles em uso ou com data de vencimento à frente”, afirma Talita Melo, personal organizer e fundadora da Kiiro. “Desta forma, evita-se a abertura de vários produtos ao mesmo tempo, mantendo a gestão de estoque mais simples e evitando desperdícios”, aponta.

Outra dica é: evite expor perfumes e maquiagem neste cômodo, pois a umidade pode favorecer a proliferação de bactérias e, assim, a alteração dos produtos. Esses itens devem ser armazenados em caixas tampadas ou nos armários, especialmente os pincéis de maquiagem.

Cozinha

O grande desafio deste cômodo é otimizar o espaço dos armários mais altos e profundos. Então, para facilitar, a dica é usar produtos organizadores, como aramados e prateleiras multiuso.

Outra dica importante é também fazer a divisão dos produtos e alimentos por setor, otimizando a despensa. Cestos para setorização também ajudam a manter tudo ao alcance das mãos:  você pode separar cestos para grãos, farináceos, molhos, massas e assim por diante. Além de deixar a organização mais simples, os cestos são ótimas ferramentas para manter a qualidade dos alimentos por mais tempo.

Já para organizar os recipientes plásticos que são destinados a guardar comida fresca na geladeira, mas não estão sendo usados, agrupe-os um dentro do outro, conforme o formato: retangulares, quadrados ou redondos, isolando as tampas por tamanho e cor, por exemplo.

Sala | HomeOffice

A dica mais importante é: “tenha uma ‘caixa de entrada’ para correspondências e item que tem que estar sempre à mão, como chaves do carro, da casa e os celulares”, indica Talita. Isso vai facilitar, e muito, na hora de sair de casa com pressa.

E, possivelmente, neste cômodo algumas coleções vão merecer atenção, como livros, CDs e DVDs. Escolha algum tipo de metodologia, como ordem por gênero ou alfabética, por exemplo, para organizar sua coleção e facilitar na hora de buscar aquele título que você tanto deseja.

Quarto de adultos

“No quarto, com certeza, guarda-roupas é o maior desafio”, diz a personal organizer. Para mantê-los sempre organizados, reserve um espaço para cada familiar. Depois, agrupe todas as roupas por categorias, como blusas, saias, vestidos, calças e shorts.  As peças da estação devem sempre estar nos espaços mais nobres do armário, ou seja, ao alcance das mãos e dos olhos.

Padronizar as dobras das peças e também os cabides que serão utilizados ajuda a ganhar espaços extras internos na altura e na largura do guarda-roupas. Caixas e sacos à vácuo otimizam ainda mais a utilização do armário.

Quarto de crianças

Se for compartilhado por crianças de diferentes faixas etárias, a organização deste cômodo pode se tornar ainda mais importante. “A dica é agrupar categorias afins, como jogos, pelúcias e cia, usando caixas coloridas ao alcance de cada um, assim, além de facilitar o acesso, você estimula o senso de ordem desde sempre. E a dica mais valiosa para a criançada é: chegou brinquedo novo, dê um antigo a outra criança e faça ela feliz como você”, ressalta Talita.

Jardim e Área de Serviço

“Geralmente, nestes ambientes, costumamos juntar tudo aquilo que não cabe nos demais cômodos da casa. E, justamente por isso, a setorização precisa ser eficaz”, ressalta Talita.

A dica é: coloque na mesma caixa organizadora tudo que for relacionado ao seu animalzinho, bem como, separe tudo que for produto de limpeza ou relacionado à manutenção da casa.  Algumas categorias de divisão que podem ser replicadas são: “lavadoria e passadoria”; “limpeza dia a dia” e “limpeza especial” ou mesmo “áreas secas” e “áreas úmidas”.

Além disso, a regra do estoque dos banheiros também é aplicável aqui: à frente o que está em uso e que vencerá mais rapidamente.

Manutenção da organização

Talita Melo aponta que a técnica “Operação Visita” é essencial para manter tudo organizado de forma rápida no dia a dia. Em apenas 15 minutos antes de iniciar a faxina ou a manutenção da casa, recolha os itens espalhados em um cesto e, depois, realocando-os em seus devidos lugares durante esse tour. Para se condicionar a tornar o hábito rápido e indolor a dica é usar o cronômetro do celular e selecionar suas músicas preferidas.

0 Comments

    Comente! Adoro sua participação!

    error: Cópia é crime!