Dicas de limpeza de vidros altos e baixos

0 Comment

A limpeza dos vidros é um cartão de visitas das empresas. Se um cliente chega para uma visita nos imóveis comerciais, facilmente se depara com grandes portas e janelas de vidro, que transformam o visual do local. Se estes vidros não estiverem devidamente limpos a impressão pode não ser das melhores.

Mas o grande desafio é como limpar adequadamente os metros e metros quadrados de vidro que formam a fachada de um prédio comercial. Para isto é importante que os funcionários tenham muita prática e, muitas vezes, contratar uma empresa especializada em serviço de limpeza de fachadas e vidros em altura, para realizar este trabalho.

Ao buscar uma sala comercial para alugar em Curitiba, os clientes sempre buscam pelos locais mais altos, que permitam uma melhor visibilidade da cidade. Em contrapartida, estes locais exigem um planejamento detalhado de como realizar a limpeza externa. Afinal, de que adianta uma bela vista se ela for ofuscada pelos vidros sujos?

Cuidados com a segurança

Quando os clientes procuram um prédio comercial para alugar em Curitiba, aqueles que tem fachadas de vidro são os mais visitados. Não só pela beleza, mas também pela iluminação natural. Nestes prédios, normalmente, a administradora já propõe o planejamento para limpeza e higienização do local, devido os perigos e dificuldades.

Quando se procura uma empresa para realizar este trabalho é importante que ela esteja adequada com as Normas Reguladoras (NR’s), que são reguladas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A NR 35 determina as condições para exercer o trabalho acima de dois metros de altura a partir do solo. Para realizar esse trabalho os funcionários devem ter a certificação da NR.

Outro fator importante é o cuidado com os produtos de limpeza que são utilizados. Produtos corrosivos ou abrasivos não são indicados para este procedimento, para não agredir os vidros. Um cuidado importante é com a proteção para não cair nas calçadas e atingir as pessoas que estão passando, que podem sofrer ferimentos.

 

Edifícios baixos

Para executar o trabalho de limpeza de vidros em edificações baixas não existem normativas de utilização de equipamentos de segurança. Este serviço pode ser realizado com a utilização de rodos e escovas com hastes longas para alcançar todas as partes dos vidros e vidraças.

Não é aconselhável a utilização de máquinas com jato d’água, isto porque, a parte estrutural das vidraças pode ser danificada pela pressão. As esquadrias de alumínio precisam ter um tratamento especial para evitar a corrosão após o contato com a água.

A limpeza dever ser realizada minimamente com a periodicidade mensal, mas em alguns casos ela pode ser prolongada para até dois meses, dependerá das condições de sujeira. Mas em alguns casos ela pode ser quinzenal, isto porque, a fumaça de carros ou localização perto de fábricas pode causar mais sujeira do que o habitual.

 

Normas de trabalho em altura

A limpeza das fachadas e vidros deve ser rotineira e é essencial para a boa aparência de um prédio, seja ele comercial ou residencial. Porém, quanto mais alto este imóvel, mais complicado e trabalho é o trabalho de limpeza. É aconselhável a contratação de uma empresa especializada em trabalho em altura para a realização periódica do serviço.

A altura de cada prédio vai determinar qual a técnica será utilizada para a limpeza e a periodicidade. Nem sempre somente os funcionários pendurados em uma corda por rapel pode ser o suficiente. Em alguns casos é necessária a instalação de andaimes para executar o trabalho.

Para realização do trabalho a empresa contratada deve seguir as normativas da NR 35, regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Para tanto é necessário estar atento as normas:

  • Considera-se trabalho em altura a atividade executada acima de 2 metros do nível do chão.
  • É preciso analisar as condições do local e de riscos antes de executar o trabalho.
  • É preciso ter um planejamento e organização detalhados antes da execução do processo de limpeza.
  • Os prestadores de serviço devem ter a capacitação para executar o trabalho em altura.
  • A empresa deve fornecer treinamento rotineiro para este tipo de trabalho.
  • Em condições de risco, assegurar que o trabalho não seja realizado sem as devidas adequações para minimizar os riscos.
  • Para o trabalhador: interromper ou recusar a atividade quando há riscos graves para segurança e saúde na execução do trabalho.

 

Complementando a NR 35, o Ministério do Trabalho e Emprego também regulamenta os equipamentos de segurança através da NR 6, que trata do Equipamento de Proteção Individual (EPI).

A norma orienta a utilização dos seguintes equipamentos:

  • Luvas adequadas;
  • Óculos de proteção;
  • Capacetes com prendedores;
  • Máscaras para evitar intoxicação.

 

Vidros brilhantes

A limpeza dos vidros é fundamental para a boa aparência de um prédio, seja ele residencial ou comercial. Para realizar esta tarefa é importante descartar os produtos químicos e corrosivos. Com esfregões e rodos, a utilização de água e sabão neutro é mais eficaz para a limpeza.

O processo deve ser bem planejado para que seja realizado por partes. Após a lavagem com água e sabão é preciso que os vidros e esquadrias sejam secos com panos. O local não pode ficar molhado para evitar manchas e a corrosão das esquadrias pela ação da água.

Dependendo do tamanho do edifício o trabalho pode demorar alguns dias e não deve ser feito apenas por um funcionário para otimizar o tempo. Dependendo do nível de sujeira, a lavagem deve ser realizada mais de uma vez, para garantir que no final os vidros brilhem como devem ser.

O tipo de revestimento utilizado na edificação pode demandar de uma periodicidade maior ou menor para a limpeza. O ambiente onde o edifício está localizado também vai contribuir para manter a limpeza dos vidros por um período mais longo. É preciso estar atento as condições do edifício e fazer um planejamento rotineiro para manter a beleza visual do local.

Que tal, gostou deste artigo sobre a limpeza dos vidros em locais altos e baixos? Então compartilhe essas informações com os seus amigos para que todos saibam como funciona a limpeza de vidros e vidraças em edifícios e casas.

0 Comments

    Comente! Adoro sua participação!

    error: Cópia é crime!