5 dicas de como respeitar os limites do seu corpo

7 Comments
Alimentação equilibrada

5 dicas de como respeitar os limites e necessidades do seu corpo

Estar em dia com a saúde e manter o peso ideal são metas de muitas pessoas.

Desde janeiro 2015, comecei a respeitar mais os limites do meu corpo, a olhar mais para a minha saúde com mais atenção e, resolvi mudar meus hábitos  alimentares. Estou decidida a eliminar 10 kg (hoje na verdade são apenas 7 kg), muitas perguntam como estou conseguindo e, respondo que determinação, foco e uma alimentação correta, sem horários bagunçados e, claro que conto com o acompanhamento de uma profissional de nutrição,
Alimentar-se de forma balanceada é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Uma dieta equilibrada é uma das principais formas de respeitar as necessidades do corpo.

Alimentação equilibrada

Muitos acreditam que comer a mesma refeição todos os dias é o suficiente para o organismo receber tudo o que precisa, mas cada nutriente exerce um papel específico e precisa ser ingerido frequentemente. “Nossos órgãos utilizam todos os nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras para funcionar corretamente e não é possível encontrar todo esse conjunto em apenas um tipo de alimento”, explica Lara Natacci, nutricionista.

Apesar de a rotina corrida tornar mais difícil o preparo de diferentes alimentos para as refeições, com pequenas atitudes práticas e fáceis já podemos oferecer ao corpo todos os nutrientes essenciais.
Por isso, a nutricionista Lara dá 5 dicas de como algumas atitudes simples do dia a dia são benéficas ao nosso organismo:

Hidratação
A água é melhor opção para manter-se sempre hidratado e deve representar pelo menos metade de todos os líquidos que ingerimos durante o dia, porém, é possível variar o tipo de bebida. Sucos naturais, chás e vitaminas com frutas ou bebidas à base de soja são outras opções que tornam o cardápio nutritivo e atrativo, já que quebram a rotina e fornecem outros nutrientes importantes para o organismo.

Respeite suas vontades
Quando excluímos algum tipo de alimento muitas vezes aumentamos a vontade de consumi-lo e reduzimos a oferta de alguns nutrientes importantes para o bem estar do corpo. Uma boa opção é consumir ou buscar outras opções que sejam similares. Em alguns casos, e com a orientação de um profissional especializado, as opções light podem ajudar quem quer manter o peso.

Não restrinja nada por conta própria
Este hábito pode influenciar a oferta de nutrientes e deixar a alimentação desequilibrada. Dentro de uma alimentação equilibrada, todos os alimentos são bem-vindos, então, ao invés de restringir, vale ampliar e experimentar alimentos novos, para aumentar a variedade das refeições. E caso seja necessário restringir um alimento, o acompanhamento e orientação de um nutricionista são fundamentais!

Não pule refeições: Quando ficamos muito tempo sem comer, nosso corpo tende a poupar mais energia e isso prejudica a manutenção de um peso adequado. Sem contar que a fome na próxima refeição pode ficar incontrolável! Leve frutas e outros pequenos lanches para garantir que se alimente a cada 3h.

Variar a alimentação Organize as refeições da semana combinando diferentes alimentos, inclusive inclua aqueles que você não costuma consumir, por exemplo, para as proteínas podemos variar entre as de origem animal e vegetal. Dentre estas ultimas, deve-se dar preferência para às de alta qualidade, como a presente na soja, por exemplo. Montar um prato colorido é fornecer mais variedade para o corpo a fim de garantir a quantidade ideal de nutrientes, como vitaminas, minerais e proteínas.

E você o que tem feito em prol sua saúde, tem respeitado seus limites?

Pinterest ❤ Twitter ❤ Facebook  ❤ Instagram do DCL 

7 Comments
  • Vivian

    Responder

    Depois de uma infecção renal e agora problema na coluna. Estou tentando retornar ao meu peso, pois o peso atual não aceito como meu. É assim como você, tenho acompanhamento nutricional e desejo em breve alcançar o meu objetivo. Só posso desejar boa sorte para nós é que consigamos manter o foco para atingir nossa meta. Vivi 😘

  • Vitória Luiza

    Responder

    Eu até tento ter uma alimentação saudável e acostumar o meu organismo com os horários das refeições. Pelo menos isso! O meu problema é a água, é muito difícil eu beber água. As vezes por preguiça de ir pegar, as vezes por esquecimento. Sei que isso me prejudica muito.

  • Evandro

    Responder

    Realmente a correria do dia a dia nos priva (e muito) de uma alimentação mais saudável. Eu já consegui consertar muita coisa, mais ainda falta muito esforço para adequar minhas refeições a níveis mais saudáveis.

    *☆* Atraentemente *☆*

  • Marcia Lopes

    Responder

    Eu não tenho problema de peso, mas todas suas dicas são muito válidas e importante.
    Parabéns
    Bjs

  • Sandra

    Responder

    Amiga … Estou entrando em uma reeducação alimentar, suas dicas foram fundamentais para me ajudar! Obrigada por compartilhar! 💋💋 Sandra Paim @casanovaorganizada

  • Isabel

    Responder

    Eu perdi 10kg, mudei muito minha alimentação e pretendo ficar assim pro resto da vida kkkk. Amei suas dicas 💕

  • Jainara Soares

    Responder

    Estou tentando mudar meus hábitos na alimentação. Obrigada pelas dicas, vão me ajudar muito!

Comente! Adoro sua participação!

error: Cópia é crime!