5 dicas para incentivar o empreendedorismo infantil

0 Comment

5 dicas para incentivar o empreendedorismo infantil

O sistema de ensino tradicional orienta a criança a ler e escrever, a somar e subtrair, dá noções de gramática, história e geografia. No entanto, a formação de um indivíduo vai além do conteúdo das escolas: a inteligência não se resume em solucionar problemas matemáticos ou agir conforme testes de quociente intelectual. Fica a cargo dos pais a responsabilidade de desenvolver e potencializar outras habilidades em seus filhos para garantir que eles se tornem indivíduos realizados e produtivos para a sociedade. Um bom exemplo é o incentivo ao empreendedorismo, competência fundamental para a realização de sonhos e paixões.

 

O coaching, por desenvolver habilidades e competências por meio de técnicas e metodologias cientificamente validadas, pode auxiliar os pais neste processo. Veja algumas dicas preparadas pela Sociedade Brasileira de Coaching:

1.       Educação Financeira – Desde cedo as crianças devem aprender a lidar com dinheiro. “Um excelente exercício é realizar um bazar ou colocar à venda na internet os brinquedos e roupas não usados há mais de um ano. Deixe seu filho à frente de todo o processo, desde a definição dos preços até a negociação, assim, ele começará a ter noções do valor de cada produto e treinará seu poder de argumentação”, orienta Villela da Matta, presidente da SBCoaching. Metade do dinheiro arrecadado deve ir para poupança e a outra metade poderá ser gasta com o que a criança preferir. “É mais fácil criar o hábito de guardar dinheiro desde cedo quando ainda não existe uma associação de dor ao poupar do que na fase na adulta”, aconselha o coach.

2.       Estabeleça metas – Um modo de incentivar os pequenos a definir e alcançar seus objetivos é pedir a eles que anotem seus principais sonhos e definam o mais importante. Depois, é preciso ajudá-los a descobrir medidas eficientes e mantê-los focados para concretizar tal meta.

3.       Aprender com os erros – “As crianças devem ser motivadas a aprender algo com seus erros. É fundamental que elas tirem uma lição de todas as experiências e percebam o que pode ser feito de maneira diferente da próxima vez”, explica o coach.

4.       Ensine-o a comunicar-se bem e a evitar conflitos – Mostre que a educação e o respeito ao próximo são a base para a resolução de problemas e demonstre que manter contato visual durante uma conversa, assim como ter boas habilidades de escrita, contribui para uma comunicação eficiente. Ensine seus filhos a falar devagar, a apresentar uma boa argumentação e a evitar abreviações na hora de escrever.

5.       Valorize a criatividade – As crianças possuem uma imaginação fértil, portanto, pode-se direcionar este talento para que elas adquiram habilidades de resolução de problemas e desenvolvam a criatividade. “Leia para seus filhos à noite e reserve alguns dias da semana para estimulá-los a criarem histórias a partir de alguns elementos chaves como um pneu, uma blusa de capuz vermelho e um sapo. Eles ficarão motivados a criar a partir de algo divertido”, finaliza Villela.

Conheça mais sobre os métodos de coaching em: http://www.sbcoaching.com.br/

Sobre a Sociedade Brasileira de Coaching – Pioneira e líder absoluta em Coaching no Brasil desde 1999, a SBCoaching é o maior centro de referência e excelência desse processo no mercado nacional, sendo a única a possuir cursos com metodologia exclusiva, reconhecida nacional e internacionalmente. Com mais de 10 mil alunos treinados, a empresa forma a maior comunidade de coaches (profissionais) do país. Conta, ainda, com uma equipe dedicada à Pesquisa & Desenvolvimento (R&D), responsável pela metodologia exclusiva e também pela fundamentação da prática e comprovações científicas da aplicação do Coaching.  Com forte presença no mercado global, as soluções de alta performance oferecidas pela companhia estão presentes em mais de 72 países e já foram testadas e aprovadas pelas mais exigentes empresas do mundo, muitas das quais pertencem ao seleto grupo da FORTUNE 500. Suas soluções, produtos e serviços de Business Coaching utilizam metodologias desenvolvidas por Brian Tracy, uma das maiores autoridades em coaching do mundo. A instituição é a única a fazer parte do Conselho Consultivo da Harvard Business Review, importante publicação americana que aborda temas nas áreas de administração e negócios.

0 Comments

    Comente! Adoro sua participação!

    error: Cópia é crime!