As mudanças no corpo nos 3 trimestre da gravidez

0 Comment
As mudanças no corpo nos 3 trimestre da gravidez
As mudanças no corpo nos 3 trimestre da gravidez

Tudo o que você precisa saber sobre saúde e bem estar durante sua gravidez. Algumas dicas que vão lhe ajudar a relaxar e a aproveitar melhor este momento.

 
1º Trimestre
Antes mesmo de a barriga crescer, já é possível sentir o aumento do tamanho das mamas e sua sensibilidade, mais ou menos como ocorre nos dias que antecedem a menstruação, mas com uma diferença: agora elas também ficam com a rede venosa mais visível.

O sistema gástrico também pode sofrer alterações, e com isso, é possível que você sinta náuseas, vômitos e azia, além de intolerância a determinados alimentos que antes não causavam desconforto.

1º mês – Seios ficam inchados e doloridos, a sonolência aumenta e a vontade de urinar é mais frequente. Podem aparecer náuseas e vômitos. Alterações emocionais são comuns.

2º mês – O fluxo sanguíneo aumenta e pode ocasionar taquicardia. O ritmo intestinal, por sua vez diminui, podendo causar prisão de ventre. As alterações emocionais se intensificam.

3º mês – Diminuem enjôos e náuseas. Podem surgir infecções urinárias, que devem logo ser comunicadas ao obstetra.

2º Trimestre

É nesta época que a barriga começa a aparecer, e com isso o aumento de peso pode trazer alguns incômodos como o surgimento de estrias, principalmente na região da barriga e das mamas.

Comum em 90% das gestantes, as estrias podem ser minimizadas com uso de produtos específicos, utilizados sob orientação de seu obstetra ou de um dermatologista.

4º mês – Considerado o início do período mais tranqüilo da gravidez. A barriga começa a aparecer e o apetite da grávida aumenta significativamente.

5º mês – Este período costuma marcar o aparecimento das estrias, época propícia para procurar orientação dermatológica para minimizar esta aparência.

6º mês – Os desconfortos mais comuns são a azia e as cãibras noturnas. A barriga mais pesada leva o corpo a se inclinar para frente, causando dores na coluna, o que pode ser evitado com postura correta e exercícios adequados.

3º Trimestre

É neste período, com a barriga já grande, que aumentam os desconfortos. Um deles é a necessidade de urinar com frequência. Este fenômeno, conhecido como polaciúria, se dá devido ao aumento da pressão do útero sobre a bexiga, sendo mais comum no primeiro trimestre e no final da gravidez.

Também é comum que as futuras mães sintam um desconforto maior devido ao aumento do peso do bebê, o que pode causar dores lombares e pélvicas. Atividades físicas de forma moderada e fisioterapia são recomendadas e podem contribuir para um maior bem-estar.

7º mês – Há necessidade de um cuidado especial com pernas e tornozelos, que costumam inchar devido à retenção de líquidos. Para mães com tendência a varizes, o ideal é usar meias elásticas nesse período.

8º mês – Dores nas costas pelo peso da barriga são comuns, assim como a sensação de falta de ar, já que o útero pressiona o diafragma. O estômago também fica pressionado e o ideal é se alimentar em pequenas porções.

9º mês – O desconforto para dormir é maior, e a melhor forma é de lado. É preciso controlar a ansiedade até a chegada do grande momento.

 
0 Comments

    Comente! Adoro sua participação!

    error: Cópia é crime!