Campanha Nacional Doe Leite Materno

0 Comment

Campanha Nacional Doe Leite Materno

Em maio teve inicio a Campanha Nacional Doe Leite Materno, só quem já teve esse beneficio sabe o quanto é importante a campanha. Mas precisamos de muito mais. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde apontou que o número de mães doadoras  em 2013 reduziu em comparação ao ano 2012.

Todos sabemos a importância do leite materno na vida do bebê, que por sua vez tem todas  vitaminas e proteínas que a criança necessita, e que o ideal é amamentar no minimo 6 meses. Mas o que quero ressaltar é a importância da doação do leite materno. Sabe aqueles bebezinhos que ficam na UTI Neonatal, precisam muito de leite. Muitas mãe por algum motivo (que não precisamos saber) não produzem o leite, são dias, meses de agonia, esperança, buscando forças até chegar o dia da alta. Além da vontade enorme de viver desses pequenos, o trabalho, dedicação dos profissionais, enfermeiros e o amor dos pais, o leite materno age em conjunto.

A mãe que passou por isso vai me entender perfeitamente e a que não passou e esta amamentando no momento, pare, pense e reflita. Quanto é bom olhar pro seu filho e ver ele bem saudável e feliz, é algo gratificante e de agradecer a Deus. Mas você pode ser mais feliz ainda ajudando  ou melhor doando um pouco do seu afeto um ser que esta precisando, não importa a quantidade doe, pois Quando você doa leite materno, doa vida para o bebê e força para a mãe”.

As vantagens do leite materno, não apenas para a redução da mortalidade infantil, como também na qualidade de vida e na defesa das crianças contra uma série de doenças. Apesar da queda no número de doadoras, o volume de leite doado por cada mãe vem crescendo.

Os bancos de leite figuram entre as principais iniciativas do Ministério da Saúde para a redução da mortalidade infantil, inseridos na estratégia da Rede Cegonha. Cada litro de leite pode atender até 10 recém-nascidos internados por alimentação, dependendo da necessidade. Toda mulher que amamenta pode doar leite materno para atender a demanda de bebês prematuros e de baixo peso.

Para fazer a doação, as mães lactantes podem solicitar orientação diretamente ao Banco de Leite Humano mais próximo da sua residência. A equipe vai até a casa da doadora, fornece todas as instruções e leva os frascos adequados para o armazenamento. Guardando o leite em casa, de acordo com a própria disponibilidade e no máximo até 10 dias após a coleta, basta a doadora solicitar a retirada do leite em sua casa. Qualquer quantidade é importante para a vida dos bebês, já que 1 ml de leite é suficiente para impactar na vida do recém-nascido.

Vamos  melhorar esse número na próxima pesquisa, além disso teremos a certeza que muitas vidas serão salvas, não deixe a campanha cair em esquecimento, reúne e converse com outras mães que estão amamentado, procure pelos bancos de leite mais próximo de sua casa e doe.

 

Doar leite não diminui a produção e nem prejudica o bebê da mãe doadora. Toda mãe que estiver amamentando também pode doar, mesmo em pequena quantidade.

Além de salvar muitos bebês, o leite materno traz qualidade de vida e ajuda na defesa de muitas doenças. 

#DoeLeiteMaterno

#SaúdeNasRedes

#BlogEueosGêmeosApóia

Mais informações acesse Blog da Saúde

0 Comments

    Comente! Adoro sua participação!

    error: Cópia é crime!