Crescimento do bebê mês a mês

0 Comment

Crescimento do bebê mês a mês

Crescimento do bebê mês a mês

1º mês: No início da gestação, o bebê tem o tamanho de um grão de arroz. Na terceira semana, surgirá a placenta – bolsa que envolve o bebê. E a partir do início da quinta semana, já será possível identificar o saco gestacional durante o exame de ultrassonografia.

2º mês: Olhos, nariz e lábios já podem ser vistos. É nesta fase que inicia a formação das pálpebras, do sistema nervoso e dos órgãos internos, como fígado, pulmões e intestino. Os batimentos cardíacos do embrião se iniciam cerca de 28 dias após a fertilização, podendo ser identificados já na sétima semana. Na oitava, praticamente todos os órgãos internos estão formados e o embrião mede 1,5 cm.

3º mês: Nesta fase, o bebê não é mais considerado um embrião, e sim um feto. Mede em torno de 10 cm, pesa cerca de 28 gramas e já possui os órgãos reprodutores definidos. A medida da transluscência nucal, entre a 10ª e 14ª semanas, é um importante recurso para identificar fetos com risco aumentado para problemas genéticos, como a Síndrome de Down.

4º mês: Com cerca de 60 gramas e 12 cm, o feto já possui pálpebras e os futuros dentes estão se formando. Os dedos das mãos, bem como dos pés, já estão definidos. Nesse período, começam a se delinear as costelas, os ossos do crânio e dos membros.

5º mês: Neste período a gestante já pode sentir os movimentos de seu bebê. Com cerca de 400 gramas, o feto já tem olhos, boca, orelhas, e órgãos sexuais visíveis. A pele é transparente e coberta pela lanugem. Hora de fazer contato com o bebê, tocando a barriga e esperando movimentos voluntários do feto, que pode dar até cambalhotas em meio ao líquido amniótico.

6º mês: No final da 24ª semana, o bebê pesa aproximadamente 630 gramas. A pele, levemente enrugada, começa a acumular gordura no tecido subcutâneo. A cabeça é proporcionalmente maior que o corpo. Cílios e sobrancelhas já podem ser vistos. Nesta fase, o feto já abre os olhos e percebe vozes ou sons. Seu paladar também já está formado.

7º mês: O bebê já pesa em torno de 1 kg, reconhece a voz da mãe e distingue todos os sabores. Seus órgãos internos já estão todos formados, o cérebro e o sistema nervoso estão se desenvolvendo e ele ensaia os movimentos respiratórios. Também já pode soluçar e chorar nesta fase.

8º mês: Com aproximadamente 1,5 kg, o bebê se mexe bastante, dorme e acorda em períodos regulares. É capaz de chupar o dedo – atitude que se caracteriza por um exercício de sucção para a hora da amamentação. Quase pronto para nascer, o feto já possui sistema respiratório e digestivo maduros.

9º mês: Nesse mês, o bebê ganha peso e cresce até atingir entre 45 e 55 cm e alcançar de 3 a 4 kg. Suas unhas são longas, os lóbulos das orelhas são duros e possuem mais cartilagem. Nesta fase da gestação, o bebê dorme até 16 horas por dia, aguardando o momento ideal de nascer.

Imagem retirada do Pinterest

0 Comments

    Comente! Adoro sua participação!

    error: Cópia é crime!