Criança Segura, O perigo mora em casa

0 Comment

Criança Segura, O perigo mora em casa

O assunto não perde a validade, infelizmente. O índice de acidentes domésticos com crianças ainda é alto e a melhor maneira de combatê-los é a conscientização dos pais e cuidadores. Em questão de segundos que podem acontecer pequenos e graves acidentes levando a óbito

É fato: a principal causa da morte de crianças até dez anos está em casa. O número de acidentes domésticos fatais vem caindo, mas ainda é alto para um universo indefeso de seres humanos que precisam do olhar e do cuidado protetor dos adultos para garantir seu bem estar.

Quando o assunto é a criança pequena, até quatro anos, toda a atenção deve ser redobrada. Os principais acidentes sofridos nessa faixa etária estão relacionados à asfixia (sufocação, engasgo), queimaduras, afogamento, quedas (colo, trocador, cama), contusões e intoxicações (medicamentosas).

Para evitar que algo aconteça, é preciso verificar a temperatura do banho e da mamadeira, amamentar no colo e nunca usar medicamentos sem prescrição médica.

Seguindo um roteiro pelos cômodos da casa, vamos começar pelo mais perigoso: a cozinha. Facas, tesouras e outros objetos cortantes ou pontiagudos, torneiras e fios elétricos, gás, fogão e forno, materiais de limpeza, fósforos… Um arsenal de puro perigo que deve ser mantido longe do alcance da criança. Portõezinhos divisórios são uma boa opção neste caso, assim como para proteger a criança de escadas, piscina e outros pontos críticos da casa.

Nos quartos, medicamentos, cigarros, isqueiros, janelas sem grades, móveis com quinas, tapetes escorregadios. Vale trocar o que não dá segurança e colocar, rapidamente, proteções nas janelas.

Portas que podem se travar por dentro têm de ser ajustadas. Pisos escorregadios precisam de placas emborrachadas que amenizem o problema.

Tomadas devem ser tampadas com protetores adequados, porque são uma ameaça à segurança dos pequenos.

O segredo de evitar os acidentes é a prevenção e um olhar cuidadoso sobre cada aspecto da casa, sobre cada canto, e o que pode ser feito para proteger o bem estar e a saúde da criança pequena. No ano passado participei de uma palestra sobre  Como Deixar Nossa Casa Segura Para Nossos Filhos  sugiro a leitura também, esta bem detalhado e ilustrado.

0 Comments

    Comente! Adoro sua participação!

    error: Cópia é crime!