Gêmeos precisam de individualidade?

2 Comments

Gêmeos precisam de individualidade?

Quando nascem gêmeos, é comum vermos as crianças fazendo tudo juntas, estudando juntas, ganhando as mesmas coisas, usando as mesmas roupas, usando os mesmos sapatos e convivendo com as mesmas cores. Contudo, apesar de um irmão gêmeo ter o outro para brincar e isso ser bom para ambos, evitando assim o desenvolvimento em meio à solidão, as crianças precisam de individualidade. De certa forma, tratar dois irmãos gêmeos, que possuem cada um a sua própria vida, como siameses, pode afetar o comportamento deles ao longo do tempo. Se em casa isso é mais difícil, no ambiente social é mais fácil.

Na escola, por exemplo, o ideal é que os irmãos gêmeos estudem em salas diferentes, evitando assim o risco de uma criança se desenvolver de forma mais inteligente e a segunda criança ficar dependendo da outra para tudo. A tendência é que um dos irmãos gêmeos seja mais esperto e o outro mais dependente, o que pode ser evitado separando-os na escola. Em alguns casos, os irmãos gêmeos idênticos podem sofrer algum tipo de bullying dentro de sala de aula, o que pode afetar a personalidade de ambos. Dificilmente os pais ficam sabendo dos traumas das suas crias na escola.

A questão da individualidade na escola também estimula a formação de novas amizades dentro do ambiente de estudo e também no ambiente social. Se, por questões típicas de irmãos, as crianças gêmeas não gostam de dividir as suas coisas ou se os seus pertences são todos iguais, elas precisam aprender a lidar com as diferenças, motivo pelo qual amigos diferentes para cada um dos gêmeos é importante, favorecendo o limite e o respeito, além de evitar comparações. Quando os irmãos gêmeos são tratados como uma criança só, isso dificulta a evolução dos dois. Cada pessoa possui as suas próprias particularidades.

Dentro de casa, não há a necessidade obrigatória de ter quartos diferentes para cada criança. Contudo, conforme cada um dos gêmeos cresce, haverá a necessidade de privacidade, tal como acontece com os irmãos que possuem idades diferentes. Então, a opção de ter um quarto ou dois fica a critério da família de acordo com a disponibilidade de cômodos dentro de casa. Dentro do guarda-roupa, por sua vez, respeitando a individualidade, evite comprar roupas iguais para ambas as crianças, embora os brinquedos possam ser. As camisetas infantis diferentes fazem com que os irmãos gêmeos exercitem o dom do compartilhamento entre ambos.

Embora entre gêmeos bebês não seja possível, as crianças gêmeas, um pouco maiores, podem trocar as peças caso queiram usar as roupas do outro. Para isso, terão que fazer o compartilhamento ou pedir emprestado, tornando assim os gêmeos mais educados, o que se reflete no convívio com outras pessoas fora de casa. Na hora de presentear irmãos gêmeos, sempre compre presentes para os dois de modo que um não fique enciumado. Não necessariamente você precisa adquirir a mesma coisa para ambos. Mas, se as crianças forem bebês ainda, a escolha igual ou diferente dos presentes não faz diferença neste caso.

Por falar em bebês, os gêmeos recém-nascidos precisam mamar, mas não é possível alimentar os dois ao mesmo tempo. Por causa disso, a mãe precisa escolher um de cada vez de forma aleatória. Isso não significa que o primeiro é o favorito e o segundo é o esquecido. Contudo, muitos bebês costumam fazer birra ao ver o irmão mamando primeiro. Não é preciso se preocupar com isso, pois se você contornar cada uma das birras ao longo do dia, você tornará a criança mimada ao longo da vida. Desta forma, ambos os gêmeos aprendem a respeitar a vez do outro.

Foto Perse Ednei Fotografia 

2 Comments
  • Jessica

    Responder

    Muito bom! Concordo! Não é fácil a criação de gêmeos mas é maravilhoso e cheio de surpresas!
    Mas quanto a amamentação eu confesso que fazia com as duas juntas sim! E amava isso! rs… Amamentar as duas juntas foi bom demais! 😉

Comente! Adoro sua participação!

error: Cópia é crime!