A importância do autoexame das mamas

0 Comment

Por que é importante o autoexame das mamas

O autoexame de mamas é importante como ação preventiva para detecção de doenças como, por exemplo, o câncer de mama que é uma das doenças que mais atinge as mulheres, por isso os profissionais de saúde orientam como proceder e incentivam ação criando movimentos participativos para a comunidade em geral de modo que todas tenham acesso à informação.

É necessário criar uma rotina, ou melhor, adquirir o hábito de fazer o autoexame não só para prevenção do câncer de mama, como também de outras doenças que podem não ser tão graves, mas que a mulher se conhecendo melhor, tem mais facilidade de observar, caso surja alguma alteração.

Woman examining her breast isolated on white

Outro fator importante é consultar o médico ginecologista para fazer o exame preventivo conforme orientação do profissional, respeitando os prazos que ele indicar para as próximas consultas. Sem dúvida de que o profissional pode na consulta identificar alterações e solicitar os exames para fazer um diagnóstico preciso, mesmo assim o autoexame tem que ser uma prioridade para as mulheres, pois nesse espaçamento entre uma consulta e outra, poderá se antecipar diante de alguma anormalidade e assim, a estimativa da cura pode ser de 100%.

O exame de mamografia é fundamental para a saúde da mulher, com ele é possível detectar tumores que estejam ainda no estágio inicial, sendo assim, as garantias de cura são maiores e o tratamento menos complexo.

A mamografia é o melhor caminho para analisar as mamas e atualmente os novos equipamentos oferecem ao médico diagnósticos mais precisos, embora todos os mamógrafos tenham sido produzidos para essa finalidade, hoje em dia as pacientes tem mais um aliado para a realização do exame que é a mamografia digital de última geração que permite visualização em 3D.

Médicos ginecologistas e mastologistas orientam que todas as mulheres, principalmente as que têm na família casos de pessoas que tiveram câncer de mamas a realizar o autoexame e fazer o exame de mamografia. Essa informação não é para causar pânico, ao contrário, o fato de ter na família alguém próximo, como no caso de mãe, avó ou irmãs tiveram um tumor maligno, não significa que todas as mulheres com primeiro grau de parentesco terão. O cuidado é puramente preventivo e de acompanhamento.

A medicina se desenvolveu muito nas últimas décadas e com isso, as orientações, exames e acompanhamento médico se tornou mais eficaz diante das pesquisas que oferece uma resposta mais direta e precisa, por isso faça o auto exame sem medo e garanta a sua saúde.

Credito Clinica da Mama

 

Quer dicas de organização e limpeza da casa? Conheça=> De Casa Limpa 

0 Comments

    Comente! Adoro sua participação!

    error: Cópia é crime!