O primeiro dentinho, quando nasce, o que fazer?

2 Comments

O primeiro dentinho, quando nasce, o que fazer?

É com muita alegria que conto pra vocês sobre essa super novidade que esta chegando no Eu e os Gêmeos! Inaugurando a coluna Mamãe quer saber sobre…. . E quem estréia hoje é a Dra Thaís Jorge, mãe da Catharina e do Pedro e odontopediatra. “O  universo infantil faz parte da minha intensamente fazem 16 anos quando comecei a clinicar exclusivamente para os pequenos, e depois quando me tornei mãe.”

Há 16 anos, a Dra. Thais Jorge dedica-se exclusivamente ao tratamento odontopediatrico. Especialista em Odontopediatria, com vasta experiência, realiza um atendimento em consultório particular denominado de Clinica Infantil.

Neste atendimento são abordados todos os aspectos infantis relacionados ao desenvolvimento, saúde e bem estar da criança , não apenas restrito a questão bucal , porém abrangendo o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança. Tais aspectos envolvem o contato da doutora com os profissionais que assistem a criança como escola, pediatra , otorrino, fono etc.

Essa visão esta apoiada na Antroposofia que faz uma abordagem do ser humano individualizada porem integrada ao meio ambiente que a permeia, a Natureza ao seu redor e seu relacionamento com o espiritual, ou seja observando a criança como um ser humano em desenvolvimento de forma integral.

Registrada no Conselho Regional de Odontologia sob o número 70287 , A doutora foi professora assistente de Odontopediatria na Universidade de São Paulo – USP e Clínica Integrada-Pacientes Especiais na Universidade Paulista- UNIP.

É membro do Grupo de Estudo de Pacientes Especiais APCD e do Grupo de Estudo de Ortopedia Funcional dos Maxilares APCD.

A colaboração dela será quinzenal, então preparem as perguntas e dúvidas, comente neste post e na próxima quinzenal ela vai responder todas. Lembrando que são apenas dúvidas e não consulta on line.

E para começar o assunto hoje é:

Nascimento dos dentinhos

Não existe época certa para nascerem os dentinhos, mas geralmente ocorre por volta dos 6 meses, podendo variar de 2-3 meses a 1 ano para iniciar esse processo. Normalmente o primeiro dentinho a nascer é o de baixo ( incisivo inferior) mas também não é regra, como  nada no ser humano !!

O nascimento dos dentes marca uma nova fase no bebê, onde termina  a amamentação exclusiva dando inicio a um momento de introdução  de novos sabores e consistência , estimulando a formação e desenvolvimento do paladar , bem como da oralidade propriamente  dita.

Entretanto ,este processo pode causar alguns desconfortos em algumas crianças , sendo que esse evento as vezes ocorre somente no primeiro dente podendo se repetir outras vezes. Esses sintomas são:

  • Febre que varia de estado febril a pico de febre acima de 38,5º
  • Diarreia
  • Indisposição
  • Criança impaciente  e agitada
  • Choro intenso
  • Aumento da salivação
  • Vontade de morder todos os objetos da casa e brinquedos.
Frente a esses sintomas, existem medicações que podem auxiliar e simples dicas que vão ajudar a criança e sua família a passarem esse processo com serenidade e tranqüilidade :
  • Oferecer mordedores gelados ou resfriados em água gelada
  • Eleger brinquedos macios para coçar a gengiva
  • Usar a dedeira de higienização para ajudar na massagem gengival
  • E o mais importante: redobrar a paciência e o carinho pois este é um processo passageiro que para muitas crianças pode ser bem doloroso !!

Veja essa matéria em vídeo também =>https://www.youtube.com/watch?v=zpcRvQaMrS0

Na próxima quinzena o assunto é:  ?

 FacebookTwitter InstagramYoutube PinterestG+

(Acompanhe nos nas redes sociais também)

 

perfilthais

Dra Thaís Jorge

email: thais@doutorathais.com.br

Fan pagehttps://www.facebook.com/DoutoraThais

Dentista – CRO 70287, é membro do Grupo de Estudo de Pacientes Especiais APCD e do Grupo de Estudo de Ortopedia Funcional dos Maxilares APCD.

 

2 Comments
  • Melissa

    Responder

    Tem criança que sofre bastante né? Já a Bia não me deu trabalho algum!
    Bjs

    • eueosgemeos

      Que bom Melissa, aqui foi normal, febre e um pouco de diarréia, bjs em vcs

Comente! Adoro sua participação!

error: Cópia é crime!