O que não falar as crianças

0 Comment

O que não falar as crianças

A forma como os pais se expressam é bastante importante para o relacionamento com seus filhos. Existem certos assuntos que jamais devem ser ditos para as crianças ou mencionados em sua frente. O que não falar as crianças

1. Jamais rotule seu filho de pestinha, chato, lento…ainda que de brincadeira. A tendência é que seu filho realmente se torne aquilo que é rotulado.

2. Não diga apenas “sim” ao seu filho. Os “nãos” e “porquês” são essenciais para a construção de uma relação de amizade entre você e seu filho.

3. Não pergunte se seu filho quer ir a um local ou fazer alguma atividade obrigatória. Fale somente que é hora de ir/fazer.

4. Nunca mande a criança parar de chorar. O ideal é sempre questionar o motivo do choro ou então pedir que ela se mantenha calma, como forma de ensiná-la a controlar suas emoções.

5. Procure não enganar a criança. Não diga que uma injeção não vai doer quando na realidade, vai. Usar frases como “será rápido” ou “é apenas uma picadinha” é uma boa alternativa.

6. Não diga palavrões perto de seu filho. Ele certamente repetirá as palavras que ouvir.

7. Não faça piadas dos erros do seu filho. Tirar sarro do comportamento ou troca de letras nas palavras pode inibir o desenvolvimento saudável das crianças.

8. Não conte mentiras. O comportamento dos pais é aprendido e serve de exemplo aos filhos.

9. As crianças têm dificuldades em separar o mundo imaginário do real. Assim, caso seu filho tenha pesadelos, evite dizer que foi “apenas um sonho ruim”, e mandá-lo de volta para cama. Procure acalmá-lo e fazer companhia até que ele durma.

10. Ameaças e chantagens nunca são boas alternativas. Então não diga ao seu filho, por exemplo, que irá embora caso não seja obedecido. Não podemos esquecer que somos espelho e modelo para nossos filhos, tudo aquilo que fazemos, nosso comportamento, como falamos, expressamos e agimos no dia a dia, serão copiados por eles. O que não falar as crianças.

Somos observados e seguidos por eles. Então estejamos atentos, conforme for nossa postura diante deles, poderemos ser questionados também. Beijos…

0 Comments

    Comente! Adoro sua participação!

    error: Cópia é crime!