Por um coração mais saudável

0 Comment

Por um coração mais saudável

Cuidar da saúde é primordial antes de qualquer outra coisa, sem ela não conseguimos realizar nada, nem ao menos pensar direito, os órgãos estão  interligados uns aos outros, consequentemente se um não esta indo bem, pode refletir  e afetar nosso desenvolvimento, e por isso que para ter coração mais saudável, é necessário cuidado e muita atenção.

Os números chamam a atenção: segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 17 milhões de pessoas morrem em todo o mundo devido às doenças do coração. Só no Brasil, estima-se que existem pelo menos 600 mil pessoas que convivem com algum tipo de problema cardíaco. Desse total, nos próximos 12 meses, cerca de 120 mil devem morrer devido a complicações cardíacas e derrames cerebrais.

Quando se trata do coração, prevenir é o melhor remédio. E uma das maneiras mais eficazes de evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares é manter uma alimentação equilibrada. Hoje, a soja está entre os alimentos mais estudados em relação aos benefícios para a saúde e a redução dos níveis de colesterol. Um exemplo disso é que, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprova a proteína da soja como um alimento com propriedade funcional, sugerindo que o consumo diário de no mínimo 25 gramas, associado a hábitos de vida saudáveis, pode ajudar a reduzir o colesterol.

Segundo a nutricionista Bianca Chimenti, entre os alimentos que podem auxiliar no processo de redução de riscos cardiovasculares, está a soja. “A soja é considerada um alimento funcional, uma vez que contém isoflavonas, composto que auxilia na redução do colesterol, além de ser fonte de proteínas de boa qualidade, gorduras “boas” (ômegas 3 e 6), fibras, vitaminas e minerais. Além disso, ela é considerada uma fonte protéica de alto valor biológico, pois possui aminoácidos essenciais em sua composição e nutrientes importantes ao funcionamento do organismo”, explica.

“Uma alimentação equilibrada, baseada no consumo de carnes magras, alimentos fonte de fibras, tais como frutas, verduras, legumes, grão integrais e leguminosas, como a soja, por exemplo, é uma grande aliada na luta contra o colesterol”, elenca Bianca. “Tudo isso, quando associado à prática regular de exercícios físicos, é o caminho para uma vida plena e com mais saúde”, complementa.

Confira 5 dicas, segundo a nutricionista Bianca Chimenti, para uma alimentação e um coração mais saudável:

1.    Evite frituras e o excesso de gordura saturada, açúcar e embutidos;
2.    Prefira gorduras chamadas “boas”, como as presentes no azeite, óleo de soja, canola e milho e em seus derivados, como os cremes vegetais;
3.    Inclua alimentos com soja, já que o consumo de 25g de proteína de soja ao dia ajuda a reduzir o colesterol. Bebidas à base de soja são uma opção prática e saborosa neste caso;
4.     Adicione ao cardápio as frutas, legumes, verduras, pois são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras;
5.    A aveia é uma ótima opção para ser incluída ao longo do dia, pois contém fibras solúveis que ajudam a diminuir a absorção do colesterol.

Então larga a preguiça, o descuido e o desânimo de lado e agende uma visita com seu cardiologista o mais breve possível, para ver como anda a saúde do seu coração.

Créditos: Ades

Beijos

0 Comments

    Comente! Adoro sua participação!

    error: Cópia é crime!