Primeiros Socorros: Afogamento

0 Comment
imagem do google

Procedimentos necessários


• Tire a criança de dentro d’água, segurando-a pela cintura. Peça para alguém manter os curiosos a distância, para que não haja tumulto. Peça para alguém chamar ajuda (192-SAMU) e inicie imediatamente o socorro. Observe se as vias respiratórias estão bloqueadas com algum corpo estranho e retire-o. Verifique se ela respira através da seguinte técnica.

• Deite-a no chão, de barriga para cima, em lugar plano, coloque uma mão sob o queixo e outra na testa da criança e movimente o queixo para trás, procurando manter a sua ponta para cima; mantendo esta posição coloque o seu ouvido junto à boca e nariz da criança, com os seus olhos voltados para o peito dela e tente “OUVIR” a respiração através de sons; “SENTIR” a respiração através do calor que ela produz e “VER” se o peito faz algum movimento (movimento respiratório).

• Se ela não estiver respirando, faça respiração boca-a-boca. Proceda da seguinte maneira:
-mantenha a cabeça da criança na posição que foi explicada anteriormente,
-com o dedo indicador e médio da mão que está na testa, prenda as narinas da criança,
-com a sua boca envolva totalmente a boca da criança (procure selar a mesma),
-sopre o ar dentro da boca da criança duas vezes seguidas e rapidamente. Em seguida retire a sua boca e a pressão das narinas e vire a cabeça do acidentado para o lado; inspire e repita o procedimento,
-durante o sopro procure observar se o peito da criança se movimenta (isto significa que a ventilação está sendo eficiente),
-se a criança vomitar ou houver secreções dentro da boca, vire a cabeça de lado e proceda à limpeza antes de continuar,
-se após as duas ventiladas iniciais a criança não respirar, faça o seguinte:
verifique se há pulsação (isto é, se o coração está batendo) através da seguinte técnica:
com dois dedos (indicador e médio) palpe a região do pescoço da seguinte forma – acompanhe a linha média do pescoço (onde fica a traquéia) e escorregue os dedos para o lado em que você está e tente sentir se há batimentos. Se não houver, inicie a Reanimação Cardiorespiratória que consiste em técnica para manter a circulação do sangue e a respiração, até que chegue socorro especializado.

0 Comments

    Comente! Adoro sua participação!

    error: Cópia é crime!