Qual o melhor momento de colocar eles na escola???

14 Comments

Ola  meninas,

Pensei em colocar eles antes, não tive coragem. E agora que estão espertos, apegados a nós , demonstrando carinho, estou perdendo a coragem, por pura proteção e medo, mas li alguns pontos importantes que vão me ajudar na decisão da melhor hora para eles.
Para muitas mães, essa decisão é por volta dos 4 meses, mas vi que depende de cada família analisar a necessidade e a possibilidade.
Os gêmeos estão com 2 anos  e ficam com minha irmã e minha mãe que cuidam super bem deles e ensinam bastante coisas, pois continuo trabalhando. São espertos, saudaveis, mas acho que precisam ter contato outras crianças, conhecer outro mundo, diferente do que eles vivem.

Observei que os gêmeos se intertem sozinhos brincando, mesmo com o irmão (ã) do lado ou até mesmo perto de outras crianças.
Sei que eles precisam dessa socialização com outras crianças e creio que será mais aproveitado até a partir dos 4 anos, a aventura de brincar me grupo, compartilhar seu ponto forte, a capacidade de tomar decisão em construir ou não um castelo, montar ou não um quebra-cabeças,começarão a entender e não sentirão ameaçados, inseguros com a ideia de ficar longe de nós . Essa compreensão, acompanhada de outros aspectos de amadurecimento no desenvolvimento, funcionará como uma ponte para ambos  explorar o universo fora do ambiente familiar.

Tudo novo, um mundo diferente e divertido e o prazer em novos relacionamentos com amigos da própria idade e com adultos.
Brincadeiras que ajudam eles a organizar o pensamento, encontrar um lugar no grupo usando suas percepções de sentindo.
Treino de higiene e da disciplina, é importantes aprender nessa fase escolar, preparam ou reforçam as crianças na conquista de sua independência. Na correria do dia-a-dia, nem sempre conseguimos tempo ou paciência de dar devida atenção a esses temas. Fora do ambiente familiar ,eles desenvolvem novos papeis em diferentes situações. Cabe a nós apresentar a eles esses desafios de estar na escola como algo prazeroso e positivo.

Vale lembrar sobre a escolha do local, verificar as condições de higiene, proteção, brinquedos, ficar atento ao comportamento deles.
Com tudo isso resolvi esperar até os 4 anos, e preciso acalmar meu psicológico, pois eles talvez não sentirão tanto como eu, tenho consciência que será o melhor para eles.

E você mamãe, ja passou por essa situação? Ou esta passando? Me conte.

Beijos

14 Comments
  • Daniela Castro

    Responder

    Cleo… nào tenho dois mas quem cuida da minha é minha mãe que já está cansada… dedica 24hs do dia a neta e precisava de um tempo pra ela. Além disso depois q Sophia entrou na escola se desenvolveu e passou a ser mais carinhosa com outras crianças. Eles aprendem muito e se desenvolvem mais ainda. Eu sou a favor de colocar logo… mas cada mãe é que sabe o que é melhor no seu caso. bjocas e sorte na descisão

    • Cléo

      Dani, muito obrigada,toda experiência e conselho ajuda. Beijos em vocês

  • "Maria Heloisa"

    Responder

    Olha amiga eu hoje estava conversando com o meu marido sobre o assunto e lhe confesso que tenho muita vontade de ve-lo indo para escolinha mais ao mesmo tempo fico morrendo de medo de deixa-lo sozinho com outras pessoas coisas de mãe sabe como é né flor, mais quando chegar esse momento irei pesquisa, visita e escolher o melhor que eu puder para o meu anjinho.

    beijinhos amiga ♥

    • Cléo

      Helo… achei que não ia pensar assim, hoje eles com 2 anos,brigada pelo carinho. Beijos

  • Débora Nunes

    Responder

    A amiga por aqui a lara acabou de competar 1 aninho e eu estou pensando em voltar a trabalhar. Mas por enquanto vou deixa-la com minha mãe, mas pretendo sim coloca-la em uma escolinha, para ter contato com mais crianças…

    Beijos e tenho certeza que fara uma boa escolha para eles…
    Débora

    • Cléo

      Débora, brigada pelo carinho, difícil, mas vou conseguir. Beijos

  • Karina

    Responder

    Oi Cleo essa questão é bem complicada pelo menos pra mim, a questão é que com meu primeiro filho fiquei em casa até ele completar 2 anos, depois que desenvolveu a linguagem (fala), fiquei mais tranquila para colocá-lo em uma escolinha. Não quero levantar polêmica mesmo porque sou da área da educação, mas justamente porque trabalhei alguns anos com isso não me sinto segura de colocar o Vitor, agora com um aninho em escola infantil, tive uma experiência bem chata com esse assunto que gerou trama pra mim e para meus alunos, mas prefiro não entrar em detalhes, bom a questão é que tenho receio sim, existem bons profissionais neste ramo sim, como em qualquer profissão mas existem pessoas más, infelizmente então hoje se eu tiver que trabalhar for será em algum horário que outra pessoa da família possa estar em casa para ficar com o Vitor, beijocas adorei o post!

    • Cléo

      Karina linda, adorei, vejo que o assunto se estende bastante, achei por alguns momentos ser algo pessoal, mas creio que maioria das mães sentem, pois vemos vários sobre isso. Agradeço a dicas de coração. Espero quando tomar a decisão, conseguir ficar calma. Super Beijo

  • adri Bouzan

    Responder

    Cleo….o Theo vai no berçário desde os 5 meses pois não tive alternativa….fora as viroses chatas da vida ele ama e eu também…..já aprendeu tantas coisas…é otimo para seu desenvolvimento….dividir suas coisas e muitas outras coisas que somadas acrescentam muito ….bjus

    • Cléo

      Adri, brigada pelo carinho , muito bom saber. Quanto mais informações positivas tiver, o medo vai indo embora e chegando a coragem. Beijos em vocês.

  • geice

    Responder

    então minha linda deixa eu contar essa historia rsrs tenho duas filhas uma de 1 ano e a outra de 4 anos, quando tive a mais velha não trabalhava então não sentia necessidade de colocar a djessy na escola ou creche mais quando engravidei da Dandara estava trabalhando sai de licença maternidade e não queria deixa as meninas nas costas da minha mãe quem pariu Matheus que balance e ficava com dó dela poxa criou os filhos e ainda criar os netos não dá dai depois da licença coloquei as duas na creche Dandara com 5 meses djessy com 3 anos e juro quem me deu mais trabalho foi a mais velha ela chorava era uma coisa não comia direito foi tenso já a pequena me surpreendeu bastante nem chorar chorava fazia era dar risada quando chegava na sala eu adorava vê aquela alegria e como a creche fez bem pra ela ela se dá bem com todo mundo não estranha ngm nem papai noel kkkk vai pra todo mundo então acho que esse lance de querer proteger demais acabar estragando a criança e seus filhos ja estão com 2 aninhos ja coloca vc vai vê é bom demais se tornam mais independentes vc terá tempo pra vc entre outras coisas que vc mesmo disse ai em cima rsrs bjus e volte sempre no meu cantinho adorei o comentario xeru

    • Cléo

      Geice, brigada pela visita e o carinho. Beijos

  • Mundo do Dani

    Responder

    Olá querida, se o problema de não participar na brincadeira é não ter entendido ou achar confuso, pode falar comigo, enviando um email, add no facebook, ou mesmo deixando comentário com a duvida que eu respondo aqui viu ??
    Querida, muito obrigada por ter comentado viu ?? BEIJÃO ENORMEE !!

  • Mon Maternité

    Responder

    Eu sou a pessoa mais a favor da escola, claro que se for uma escola responsável!

    Sophia está desde os seis/sete meses e NUNCA tive nenhum problema, e olha que já passei pela fase resfriados constantes, conjuntivite bacteriana e as temidas mordidas!

    Sophia continua muito tímida perto de pessoas, mas sabe muitas coisas que com certeza eu jamais teria ensinado sozinha!

    Mesmo que um dia eu fique em casa, cuidando do lar, jamais tiraria Sophia da escola!

    Mas isso é uma decisão que cabe apenas aos pais, pois é fato que vocês -principalmente a mãe- estiver insegura, não vai rolar a adaptação! Eles sentem e vão pegar no ponto fraco! Se gostando já tem dia que chora e pede para não ir, imagine “não precisando e não gostando”!?!

    Beijooos e boa sorte na escolha! Má
    http://www.monmaternite.com

Comente! Adoro sua participação!

error: Cópia é crime!