Você sabe o que é Discalculia?

0 Comment

Se o seu filho tem muita dificuldade em aprender matemática, ele pode sofrer de um distúrbio de origem neurológica chamado discalculia. Saiba como identificar se a criança tem discalculia e o que os pais devem fazer para ajudar a criança.

Professora e aluno na lousa fazendo contas
Foto: Shutterstock Images

O que é a discalculia?

A discalculia caracteriza-se pela grande dificuldade em se trabalhar com quantidades, símbolos matemáticos e contagens, podendo evoluir para a incapacidade de ler números e realizar simples operações numéricas.

Só é possível perceber traços deste distúrbio a partir da variação dos níveis de maturação neurológica, compatíveis com as demandas que a Matemática pode apresentar nas diferentes fases do aprendizado. Não se trata de um distúrbio que se percebe da noite para o dia; seu acompanhamento e busca de diagnóstico implica numa investigação cautelosa e multidisciplinar, desde as primeiras etapas da alfabetização.

É um problema grave?

A discalculia é objeto de muitas especulações, por se tratar de matéria muito recente no campo da educação matemática. Ela tem se tornado mais um ponto de divisão entre educadores e profissionais ligados à educação, psicopedagogia e neurologia. Aspectos de seu diagnóstico, bem como de seu tratamento, têm sido abordados de muitas maneiras diferentes.

Ele ainda ressalta que situações de dificuldade no aprendizado são comuns e não devem ser, necessariamente, consideradas um distúrbio. Tais complicações podem estar associadas a outros fatores, como influência familiar, ambiente escolar, relações com colegas e professores, dificuldades visuais e auditivas, entre outras.

Existe tratamento?

A discalculia envolve uma série de fatores que só fazem sentido se forem analisados multidisciplinarmente. É um equívoco muito grande pensar que um portador deste distúrbio poderá aprender matemática como alguém que não apresenta esse problema. O próprio tratamento consiste numa busca de caminhos alternativos àquilo que o estudante recebeu ao longo da sua vida escolar e que, obviamente, não funcionou

Como aprender matemática?

A criança pode enfrentar muitas dificuldades, mas também pode conseguir sim, com muito esforço, estudar matemática. Entretanto, o portador de discalculia construirá, amparado pelos profissionais que o auxiliarem, caminhos e métodos seus a partir da realidade que vivenciar e da dinâmica que puder constituir. E tudo isso dentro do tempo que for o melhor para ele.

Ajuda da família

Tanto os familiares quanto os educadores devem estar atentos nesses casos. Frente às avaliações escolares com resultados insatisfatórios, mais do que desdém ou algum tipo de desespero, a atitude correta é a observação e o diálogo entre as partes. Família e escola devem tratar os problemas de maneira muito tranquila e não partir para atitudes imediatistas.

Fonte: Papo Feminino

0 Comments

    Comente! Adoro sua participação!

    error: Cópia é crime!