7 Dicas para uma casa organizada

7 Comments
Casa limpa e organizada sem neura

Dicas para manter sempre a casa limpa e organizada!
Passo a passo para manutenção da casa, arrumação sem neuras.

Casa limpa e organizada sem neura

Casa limpa e organizada

Olá meninas…
Hoje vou falar sobre 7 dicas para uma casa organizada, pois muitas de vocês perguntam com frequência como consigo dar conta da casa,família,trabalhar fora e conseguir manter instagram, blog sem ajudante?

Eu sempre fui organizada, mas a verdade é que desde que tive os gêmeos eu me dei conta de que ou eu me organizava ou pirava de vez! (risos).
Após o nascimento deles, optei por continuar trabalhado fora, pude contar com a ajuda da minha irmã e minha mãe para cuidar deles no período comercial (horário do trabalho).

Mas Cléo você não tinha babá? Não meninas, eu não tinha e nem tenho babá e nem coloquei eles tão cedo na escolinha. Pude contar com a ajuda das duas e do meu esposo, que sempre me ajudou nas madrugadas. Sempre digo sozinhos não somos e nem conseguimos nada. Não tenha vergonha de pedir ou aceitar ajuda!

Fui aprendendo que ao manter uma rotina de manutenção diária eu facilitaria a minha vida e faria o processo de limpeza da casa muito mais simples. O segredo é você adquirir pequenos hábitos, evitar espalhar roupas pela casa, deixar toalhas jogadas, brinquedos, sapatos fora do lugar.

Se tratando da rotina de limpeza da casa, eu preferi limpar superficialmente a pia, o vaso e o piso todos os dias, assim diminuo bastante o “drama” da limpeza semanal.
E criei uma rotina, adotei produtos que simplificam a minha vida.

Toda rotina de manutenção é muito simples e tem apenas um segredo: criar hábito e que a façamos consistentemente!
Se você tem ajudante, facilite o trabalho da sua empregada ou faxineira mostrando à ela, ao menos uma vez, como fazer ou o resultado desejado. Treinamento é a chave do sucesso na sua relação com a sua ajudante.

1 – Faca a cama todos os dias, organização promove organização. Vendo a cama arrumada faz com que você queira manter o espaço organizado, já ao deixar a cama desfeita você não se importará tanto com algo fora do lugar e acabará acumulando mais bagunça para depois.

Cama arrumada, crie esse hábito

Cama arrumada, crie esse hábito

2 – Recolha a roupa suja, facilite o cuidado da roupa e recolha toda a roupa jogada no chão, cadeiras, cama e recoloque no armário e gaveteiro, ou coloque para lavar.

Cesto para roupas sujas

Cesto para roupas sujas

3 – No banheiro, guarde as escovas e pasta de dentes, coloque todos os itens do banheiro nas gavetas ou armário.Limpe e seque a pia do banheiro.

Banheiro limpo e organizado

Banheiro limpo e organizado

4 – Na cozinha, lave e seque tudo o que foi usado no café da manhã – copos, pratos e talheres. Limpe a mesa e passe um pano, se necessário. Limpe e seque a pia da cozinha. Guardar todos os itens do café da manhã. Crie o hábito de dormir com sua pia limpa, se possível deixe a mesa do café pré arrumada para adiantar na manhã seguinte.

Cozinha dorme limpa, brilhe sua pia todos os dias

Cozinha dorme limpa, brilhe sua pia todos os dias

5 – Papéis, bolsa, chaves, evite chegar em casa e largar tudo na entrada, em cima da mesa, bancada ou nas poltronas da sala. Aos poucos tudo se acumula e você fica com o espaço todo desorganizado. O mesmo vale para a correspondência. Sugiro duas opções:

Mantenha uma caixa ou bandeja para coletar toda a correspondência da semana e cuide disso no final de semana ou
Todos os dias dê uma olhada rápida e já faça o descarte do que é lixo já na entrada (esta é a minha estratégia, pois eu nem deixo o lixo entrar em casa)

Selecione um lugar da casa para manter as suas chaves e use diariamente. Recolha as correspondências e separe o que precisa ser pago, lido, providenciado ou guardado, os demais já descarte para o lixo.

Organizando as correspondências

Organizando as correspondências

6 – As crianças adoram rabiscar papéis, se você tem filhos, então é garantido que você tem papéis de montão vindo da escola com eles. Entre trabalhos escolares, comunicação da escola e professores, nós sempre temos que dar uma conferida nas mochilas.
Ensine as crianças a esvaziarem a mochila e colocarem na sua “bandeja de papéis” tudo o que a mamãe e o papai precisam ver, assinar e devolver para a escola. É uma ótima forma de envolver-los na organização da casa e de dar a eles a responsabilidade sob os seus afazeres.

Brinquedos e jogos, ensine as crianças a sempre recolocarem todos os brinquedos de volta no lugar. Ainda que você tenha ajuda de uma babá ou empregada doméstica, cultive em seus filhos o hábito da organização ensinando-os como fazer.

Organizar, brinquedos, livros e jogos

Organizar brinquedos, livros e jogos

7 – Na sala, recolha todos os itens for a do lugar na sala de estar e de jantar. Coloque cada um de volta em seu lugar ou dedique uma cesta para fazer, com um cesto ou sacola em mãos coloque dentro tudo que não pertence ao comôdo, depois coloque no lugar. Afofe as almofadas e dobre as mantas, caso estejam em uso.

Sala arrumada, almofadas no lugar

Sala arrumada, almofadas no lugar

Aqui divido a limpeza geral da casa, estou sem ajudante por opção, devido a construção/reforma que estamos fazendo em casa, então dividi por dia. Mas contarei num outro post sobre a minha rotina diária de limpeza e os meus produtos preferidos. Tem um dia da semana que consigo ter uma folga para curtir os gêmeos um pouco mais e, aos finais de semana dedico total a familia.

Então não se esqueça:

Todos os dias
– Dormrir com a pia limpa
– Limpeza básica do banheiro (pia e vaso sanitário)
– Varrer a casa
Evite acumular bagunça, mantenha tudo no lugar. Seja organizada.

Espero que estas 7 dicas para uma casa organizada te ajudem a manter a casa limpa e arrumada e sua vida mais tranquila.

Beijos!

Imagens Pinterest

Gostou das dicas? Deixe seu comentário. Compartilhe

 Pinterest ❤ Twitter ❤ Facebook  ❤ Instagram do DCL 

7 Comments
  • LivIa

    Responder

    Eu e minha mae ate cuidamos da casa, o dUro é o resto do Pessoal… Essa historia da cama é bem verdade, Da uma agonia ver o quarto BAgunçado depois Que A cama está feitinha…

    • decasalimpa

      Sei que não é fácil minha linda, mas tudo se aprende, precisamos cobrar, aos poucos tudo muda. Forte abraço e seja sempre bem vinda, bjs

  • Ana teixieira

    Responder

    Obrigada pelas dicas. Vou colocar em prática algumas que ainda não havia pensado em fazer, como a organização da papelada de correspondência e daí já estendo para as pasta de documentos, etc e tal. ou seja a “papelada” da casa pois sou meio “ratinha” (gosto de aninhar coisinhas)e isso não é bom para manter organização de casa. bjs

    • decasalimpa

      Oi Ana isso mesmo minha linda, bom mesmo é dar fim na hora que abrimos as correspondências. Fico feliz que tenha gostado, grata pela sua visita e comentário, seja sempre bem vinda. Beijos

  • marcia gomes Alves

    Responder

    Amei suas DICAS, algumas já faço… amo te uma casa ORGANIZAda e limpa

    • decasalimpa

      Oi Márcia, muito saber que gostou, seja sempre bem vinda, aos poucos os posts vão saindo. Beijos minha linda

  • decasalimpa

    Responder

    Oi Alice muito obrigada pelo carinho e visita, seja bem vinda sempre,bjs

Comente! Adoro sua participação!

error: Cópia é crime!