Bons hábitos de organização, se aprende desde pequenos

9 Comments

Olá mamães…

Fonte da imagem: Google

Hoje quero falar um pouco sobre organização, para algumas fácil outras difícil, mas depende muito de hábito. Tento sempre manter a organização, achei que com a chegada dos gêmeos não conseguiria, ficava imaginando muitas coisas, bom pensei vamos esperar o nascimento para saber a resposta.

Com a rotina dos gêmeos, hora para tudo, desde bebês, para minha surpresa, estou conseguindo manter, fora aqueles dias que estão doentes,é impossível não se entregar totalmente a eles e ter que deixar tudo de lado. Como trabalho fora e minha irmã fica com eles, ela ajuda muito na casa, mesmo assim a prioridade são os gêmeos, depois a casa. E com isso coloco a mão na “massa” sim. Por isso o motivo de manter tudo organizado sempre.

Claro que o forte são a quantidade de roupas, nada de acumular para  lavar e passar, a casa sempre limpa e tudo no lugar, meu esposo coopera bastante e contribui.
Tempo passou, os gêmeos já estão com 2 anos, e andei observando que algumas coisas que faço em organização em casa, eles estão seguindo (eu amo) ver eles aprendendo e fazendo as mesmas coisas e lembrando um ao  outro que deve fazer.

Exemplos:

  • primeiro de tudo pedir a benção da mamãe, papai, titia, vovó assim que acordam, tem dias que estão bravos e isso acontece algumas horas depois, eles mesmo acabam falando “bença” (alguns costumes de nossas família mantemos), fica a critério de cada mãe,
  • tomam o mama,
  • falam que é hora de trocar de roupas, tirar pijama (algumas vezes Rayssa quer escolher a roupa)
  • arrumar o berço, sim sempre eles junto comigo, já aprendendo a ser organizados, deixar pronto para dormir,
  • desde que começaram a andar ensinamos eles a jogarem as fraldas no lixo no banheiro deles,
  • escovar os dentes e o mais engraçado são eles falando o que vão fazer nessa hora: escovar a língua, depois jogar a água fora, lavar o rosto,
  • pentear os cabelos, e passar um perfume (não sei que eles puxaram, risos),
  • nos dias mais quentes, adoram banho pela manhã,
  • nas refeições sentamos juntos a mesa,
  • se vêem tapete enrolado, vão e arrumam (devido eu fazer isso, criaram esse habito)
  • brinquedos antes de dormir , sempre juntamos tudo e colocamos no baú,
  • manter as mãos limpas, 
  • após as refeições, sempre limpar a boca,
  • na hora do banho, enquanto dou banho em um o outro leva sapatos no devido lugar e colocam as roupas sujas no cesto. 

Muitas desses hábitos diários, fomos conseguindo devido a organização, e tudo que vou fazendo sempre repito e creio que isso faz com que memorize e saibam que são importantes, ao ponto de falarem em alguns momentos que não “é assim”, “esta errado”.

Outro fato importante é o carinho com os animais, temos dois poodles (Willy e Boog), e se dão muito bem brinquedos, e o cuidado com os brinquedos.
Até engraçado ver eles conversando com os pets, esses dias mesmo, voltando do trabalho, comprei um caminhão grande para o Victor e uma boneca para Rayssa.
Ficaram felizes com os brinquedos e a Rayssa logo foi mostrar para o Boog a boneca e dizia: que o nome era Barbara, não pode pegar ela e nem estragar, foi a mamãe que deu para Rayssinha, tá Boog.
E o Victor dizia: é um caminhão grandão não um carro, não pode mexer.
Digo é que são benção de Deus na minha vida e por isso o motivo de pedir a ele todos os dias: paciência, amor e sabedoria.
O fato de trabalhar fora e manter a organização, ganho um pouco mais de tempo para curtir eles durante a semana e aos fins de semana, tempo integral. Sabendo que mesmo que ausente durante o dia, tudo que passo a eles, tenho resposta e a sensação de estar no caminho certo na educação dos gêmeos.
Me preocupe muito, medo de estar passando muito dever a eles, mas muitas coisas eles prestam atenção, observam e tentam fazer ou fazem iguais. Isso me deixa feliz demais.
E com vocês? Acontece (eu) algo parecido? Compartilhe.
Beijos!!!!
9 Comments
  • Chris Ferreira

    Responder

    Oi Cléo, ótimos os seus ensinamentos. Com verteza vão render bons frutos. Aqui não pedimos benção, não fui criada assim e não tive esse hábito. Mas acho uma ótima maneira de ensinar o respeito.
    Uma ótima semana para vocês
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

  • Daniela Castro

    Responder

    Que fofura Cleo! A Sophia aprendeu na escola tirar o tênis e colocar a meia dentro deles pois assim na escola não mistura com as meias dos colegas… depois desse dia que percebi que ela é capaz de fazer pequenas tarefas como pegar a fralda usada e limpa e colocar no lugar certo, guardar seus brinquedos, colocar cada coisa no seu lugar. Só assim conseguimos colocar alguma ordem na casa. bjos nos 3!

  • Meriellen Cristine

    Responder

    Oi Cléo, passa lá no meu mundinho que tem selinho pra você!! bj

  • Danny

    Responder

    Olha prima, confesso que depois que a Nathalia nasceu eu fiquei meio perdida com a casa, chegava do trabalho e ficava só com ela e depois dela dormir é que ia limpar e organizar a casa, ela não muito organizada não, é bagunceirinha, mas pego no pé e depois de brincar ela sempre arruma tudo, acho que organização é tudo porque fica muito mais fácil né, parabéns pra vcs!!!
    Bjs!

  • Adriana Engelmeyer Bouzan Lopes

    Responder

    cada dia que passa fico mais apaixonada por essa duplinha mais querida…….fofos amiga….bjus

  • Estefani Reis

    Responder

    Nossa adorei.
    Me serve até como estimulo e exemplo
    faltam poucos dias para eu voltar a trabalhar
    e fico pensando será que vou conseguir passar algo para
    a minha pequena? Vc acabou de me provar que é possivel
    sermos boas mães, e passar lições de vida para os filhos mesmo não
    estando na vida deles em período integral.
    Parabéns
    Bjus

  • Andrea

    Responder

    Vou fazer um cursinho aqui com vocês!!!! rs…. estou tentando que a Lara arrume os brinquedos e, está com uma mania feia de jogar as coisas longe… Do resto, fazemos quase tudo como vocês, só que é UMA só, né? Bjokas. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br/

  • Taniguá

    Responder

    Não acho que está passando muitos deveres não, acho que vc está os tornando pessoas melhores! estou seguindo seu cantinho! bjsss

  • Chris Ferreira

    Responder

    OI CLéo, já estive nesse post e voltei pelo grupo Comentando e Curtindo.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Comente! Adoro sua participação!

error: Cópia é crime!