Dicas para manter uma cozinha pequena organizada

0 Comment

Como manter uma cozinha pequena organizada

Fonte: Artesanal

Manter a sua cozinha organizada pode não ser uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de uma cozinha pequena. Sem muito espaço, mas acessórios e itens de sobra, é um e dois para ficarmos na bagunça. Que dirá quando a cozinha precisa ser dividida com mais pessoas…

Por isso, separamos algumas dicas-chave para você manter sua cozinha organizada e o dia a dia nela muito mais fácil. Confira!

Antes de tudo: Evite acúmulos

Um dos pontos essenciais para se ter uma cozinha bem organizada é evitar o acúmulo seja do que for. Antes de começar a dica prática de organização, esse é o primeiro passo: rever tudo o que há sua cozinha.

Tenha consciência de ter em sua cozinha somente aquilo que é útil, pois o espaço é pequeno. Então, dispense aqueles itens que você nunca usou nem usará; assim ficará somente o que importa para organizar.

Fonte: Decorando Tudo

Outras dicas para fugir de todo tipo de acúmulo:

● Não acumule o lixo. Troque os sacos de lixo diariamente (aproveite e lave as lixeiras,
pelo menos, 3 vezes por semana).
● Não acumule louça. Procure lavar tudo na mesma hora que sujar. Lembre-se:
quanto mais tempo você levar para lavar a louça, maior ela vai ficar.

Agora sim: Organizando na prática!

1​ ​-​ ​Separe​ ​os​ ​pratos:​ coloque-os em um local seguro para não quebrar e organize-os conforme suas cores ou estampas para harmonizar melhor, principalmente quando por eles à mesa. Deixá-los à mão, nas prateleiras mais baixas é a dica.

2​ ​-​ ​Separe​ ​os​ ​talheres:​ é interessante utilizar divisórias em suas gavetas para que possa separá-los bem, pois ao abrir a gaveta poderá identificá-los e pegá-los facilmente.

3​ ​-​ ​Separe​ ​os​ ​alimentos:​ separe mantimentos que não precise de refrigeração – como farinha, arroz, açúcar, feijão e temperos – em potes. Ter uma fruteira (dentro e fora da geladeira) para legumes, verduras e frutas é uma boa também. Além disso, organize para deixar à mão aqueles que costuma usar rotineiramente.

Fonte: Pinterest

4​ ​-​ ​Use​ ​prateleiras:​ Como sua cozinha é pequena o ideal é aproveitar o espaço dentro dela, incluindo as paredes, sob a pia e até a mesa, por exemplo. Você pode instalar prateleiras para obter um espaço maior para guardar seus utensílios de cozinha.

Fonte: Revista Casa e Jardim

5​ ​-​ ​Use​ ​a​ ​criatividade:​ ​usar pegboards para pendurar as panelas; aproveitar o espaço dentro do seu armário; dividir as prateleiras em subdivisões para melhor organizar os utensílios são algumas das opções… O importante é sempre adaptar as ideias para sua realidade.

Fonte: Studio Lab Decor

6​ ​-​ ​Não​ ​deixe​ ​materiais​ ​à​ ​mostra:​ ​guarde o máximo de materiais ou então os organize nas prateleiras e afins. Isso harmoniza o ambiente, diminui a chance de bagunça, de acidentes e, junto, evita a perda de tempo na procura pelos itens. Aliás, facilita até para a limpeza!

Para finalizar: Dicas extras

Para um ambiente organizado, a decoração conta também. Por isso, procure sempre somar funcionalidade e decoração. Harmonizar tons e cores usados para que sejam equilibrados podem ajudar na sensação de organização, assim como optar por móveis de estilo mais lisos.

Outra dica é a limpeza! Capriche para que haja higiene do ambiente e toda essa organização realmente compense. A cozinha precisa ser limpa em torno de 2 a 3 vezes por semana, senão mais. O ideal é que os cuidados higiênicos durem a semana toda.

Organize suas tarefas (limpezas do mês, por exemplo) e deixe recados (para as outras pessoas limparem o que sujarem e de outro tipo, por exemplo)! Para isso, itens como um ímã de geladeira personalizado é um bom recurso. Alguns modelos vêm com post-its e outros com espaço para anotação (com caneta e apagador, inclusive). São itens funcionais que agregam para a organização da casa!

Fonte: Raizler

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que elas realmente te ajudem no dia a dia. Agora é só colocar a mão na massa! E você, tem algum truque para a organização que ouviu por aí ou já experimentou alguns desses? Deixe um comentário!

0 Comments

    Comente! Adoro sua participação!

    error: Cópia é crime!